Em Farroupilha, subindo a serra pela RS122, fazia a ultrapassagem de um caminhão na pista dupla quando o pneu traseiro furou. A moto começou a dançar na pista.
Estava com meu sobrinho Guilherme na carona. Consegui controlar e fui para o acostamento - situação brasina, como diria o Jaime.
Estávamos a uns 102 Km de POA .
O Beto e o André me emprestaram o reparador de pneus, mas não funcionou.
Fui rodando com a moto até um Posto Petrobras distante uns 2Km, onde havia uma borracharia, e o Guilherme foi com o André.
O borracheiro, porém, não tinha a mínima condição de retirar a roda e consertar o pneu.
O Beto havia conseguido o telefone de um guincheiro residente naquela localidade, Valdir. Liguei primeiro para o Paulinho, nosso conhecido aqui de POA, mas ele não poderia me atender. Se o fizesse iria me cobrar R$ 300,00.
Liguei então para o tal Valdir que me cobraria R$ 250,00.
Colocamos a moto no guincho e o grupo resolveu almoçar ali no posto Petrobras, onde existe um restaurante, comida caseira, italiana, muito bom.
O guincheiro levou a moto até a oficina dele, uns 4 Km do posto, em direção a POA, e ficou aguardando almoçarmos. Após o almoço descemos para POA , o Guilherme e eu de caminhão.
Às 16h10 min. chegamos no Paseto.
Negociei com o guicheiro e ele me cobrou R$ 230,00.
A troca de câmara no Paseto R$ 40,00.
A câmara nova, Pirelli, comprada na Mototech na segunda: R$ 75,00.
Acompanhei o trabalho do Paseto na retirada da roda para troca da câmara. Não é para qualquer borracheiro. Para retirar o eixo traseiro é necessário retirar os canos de descarga ou os amortecedores - ele retirou os amortecedores. Depois soltar o freio, além de levantar a traseira para descer a roda, segurando a balança. A chave para soltar a porca do eixo é uma estrela cachimbo 36mm. Depois desse cursinho Walita, tendo as ferramentes, me animo a fazer a troca.
Um abraço e obrigado pelo companheirismo dos Sulistas.
(Texto: Flavio Fotos: Keffer e Flavio)
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Meus amigos,tenho usado a algum tempo vacina de pneus.Um santo remédio.No último pneu trocado,encontrei 2 pregos e um pedaço pequeno de metal(todos passaram a borracha).Em duas idas ao Chile e mais alguns Kms rodados,nunca tive a infelicidade de ter um pneu furado.Vai aí uma dica e um abraço.Caca.
ResponderExcluirTinha que ser um baita prego para furar o pneu da Harley heim??
ResponderExcluirAcho que a vacina e o reparador de pneus funcionam melhor no pneu sem câmara.
Fábio A