LAGOS ANDINOS II

Em janeiro de 2006 Os Sulistas resolveram percorrer a região dos Lagos Andinos que guarda algumas das mais belas paisagens da América do Sul. Localizada entre Argentina e Chile. Confira o final dessa grande aventura!

San Carlos de Bariloche é a principal cidade da Argentina, quando o assunto é turismo. Situada ao norte da região conhecida como Patagônia, na base da cordilheira dos Andes, e a poucos quilômetros da fronteira com o Chile, se alguém pedisse para definir esta localidade bastaria dizer: É a natureza em todo seu esplendor. Uma cidade pequena, rodeada por um conjunto de lagos, montanhas, vegetação e neve, que se uniu na proporção certa para criar um lugar perfeito, cenário ideal para férias.

A rua Mitre, que começa no Centro Cívico é a principal de Bariloche. É repleta de lojinhas vendendo roupas de lã, couro, produtos típicos da Patagônia e casas onde se encontram os deliciosos chocolates artesanais. Com a desvalorização do peso em relação ao real tudo está baratíssimo. Restaurantes há vários, mas um dos mais apetitosos Restaurante Família Weiss (Palacios esquina com Almte. O´Connor), onde pode-se comer muito bem por um preço super em conta.

No dia seguinte fizemos um passeio, acompanhando o lago Nahuel Huapi, que proporciona uma beleza incomparável, em função de suas baías, penínsulas e praias de areia vulcânica e pedra, onde conhecemos um novo amigo Paulista, o Claudio Grana, amigo este que passou a nos acompanhar o resto da viagem, subimos até o Cerro Catedral, onde pegamos o teleférico, que leva as pessoas até a parte intermediária do Cerro Catedral, e de lá você pega outra linha de cadeirinhas até a parte superior da montanha. Bem perto do cume você vai encontrar o Refugio Lynch, um chalé acolhedor e quentinho, ideal para renovar suas energias com uma bebida quente. Subindo até o inicio da parte nevada, onde a pessoa acaba voltando ao tempo de criança e fica brincando com a neve.

Dia 12/01 iniciamos nosso passeio pelos Lagos Andinos, no sentido de Valdivia no Chile. Foi um dia maravilhoso que encantou a todo mundo, a perfeição de Villa La Angostura, ponto de ascenso ao circuito dos 7 lagos tem ruas abertas e espaçosas, com abundantes árvores e cuidadas construções em madeira. Por isso é conhecida como "o jardim da Patagônia".

O Lago Nahuel Huapi e os cerros circundantes imprimem-lhe a Villa La Angostura uma atmosfera de tranqüilidade e pureza que cativam a todos seus visitantes. Os bosques da região dos lagos representam para o viajante moderno fontes inesgotáveis de assombro, a região dos Lagos guarda algumas das mais belas paisagens da América do Sul. Localizada entre Argentina e Chile, é repleta de lagos de águas cristalinas, emoldurados por montanhas cobertas de neve, é cortada por rios, e também abriga ilhas, canais, estuários e fiordes, além de densos bosques, uma fauna característica e paisagens de tirar o fôlego.

Chegamos a Osorno e rumamos pela Transpanamericana até Valdivia - a segunda maior selva chuvosa temperada do mundo - cobre as cordilheiras da Costa e Os Andes. Nos hospedamos numa cabana muito gostosa e saímos conhecer a cidade.

No dia seguinte partimos para Puerto Mont, pela Ruta 5 ?Transpanamericana uma estrada muito boa, toda pedagiada para todo os veiculos, acompanhada ao largo pelos Vulcões Pontiagudo e Osorno. passamos pelo Lago Llanquihue considerado o segundo maior lago do Chile. Além da pesca e dos esportes náuticos, o lago abriga uma importante criação de salmão.

Chegamos a Puerto Mont - principal cidade portuária do sul do Chile, e principal base de apoio aos visitantes dos Lagos. A cidade dispõe de um moderno aeroporto e do maior porto do sul do Chile, de onde partem os principais cruzeiros rumo aos Lagos Andinos, novamente nos hospedamos em cabanas. No sul do Chile a cabana é a opção mais em conta, tendo em vista o alto custo em hospedagem.

Dia 14 saímos mais para o sul até a Ilha de Chiloé, atravessamos de balsa o Pacifico, e chegamos a Ancud, pretendíamos ir até Quellon, porem o tempo enfeiou e desceu água, acabamos retornando a Puerto Mont, sem conhecer Chiloé.

Dia 15 partimos para Puerto Varas - colonizada por alemães, a pequena cidade está localizada às margens do Lago Llanquihue, de frente para o vulcão Osorno. A cidade de Puerto Varas, com apenas 38.000 habitantes, é o maior centro turístico do lago, também conhecida como a "Cidade das Rosas", é o ponto de partida para a popular travessia internacional dos lagos andinos até Bariloche. Possui charmosas construções, um cassino, inúmeras agências e ótima rede hoteleira. Nesta região o salmão é bem barato. Salmão pode ser comprado a US$ 2,00/kg .

De Puerto Varas até o Volcano Osorno, em Ensenada, Salto Petrohue e Lago de Todos os Santos, destinos que devem ser visitados, o caminho tem muita flor e belas chácaras. O imponente Volcano Osorno (2652m) se destaca, separando os lagos Llanquihue, o maior do Chile, e o de Todos Los Santos. Escalar este vulcão é uma aventura, já que seu pico é totalmente nevado. Tão nevado que sua cratera foi inteira coberta pelo gelo. O único jeito de chegar até interior dela é por uma caverna chamada Gruta Azul.

Conhecer o Salto Petrohue se faz necessário. A força das água verdes geladas cortado as rocha com o Vulcão Osorno ao fundo é muito bonita.

Saltos de Petrohué fica na divisa entre os lagos Todos Los Santos e Llanquihue, o vulcão Osorno derramou suas lavas à milhares de anos atrás, formando uma barragem que foi cavada pelas águas. Esse fenômeno originou os Saltos de Petrohué, uma sucessão corredeiras e cascatas de um tom azul que fascina os olhos de seus visitantes.

No dia seguinte iniciamos nosso retorno para Bariloche, onde pernoitamos e saímos rumo a Porto Alegre, mudando um pouco nosso itinerário, passando por Neuquen, Baia Blanca, Mar del Plata, Buenos Aires, Rivera e chegando a Porto Alegre dia 22/01/06, após nos despedirmos junto ao Pedágio de Charqueadas seguimos para casa, esperando o ano que vem podermos fazer uma viagem tão bonita quanto esta.

Queremos aqui fazer um agradecimento especial ao nosso novo amigo, Claudio que sem medir esforços nos ajudou em muito em nossa viagem, com seu conhecimento, seu altruísmo e amizade.

(Publicado no Inema em 03/03/06 - Texto:
Milton Henrique do Amaral Leso )

Veja outras 672 fotos da viagem, clicando AQUI