LAGOS ANDINOS I

Em janeiro de 2006 Os Sulistas resolveram percorrer a região dos Lagos Andinos que guarda algumas das mais belas paisagens da América do Sul. Localizada entre Argentina e Chile. Confira o inicio dessa grande aventura!

Localizada entre Argentina e Chile, a região dos Lagos Andinos é repleta de lagos de águas cristalinas, emoldurados por montanhas cobertas de neve e cortada por rios, e também abriga ilhas, canais, estuários e fiordes, além de densos bosques, uma fauna característica e paisagens de tirar o fôlego.

Participantes:
Milton leso, José Homero Finamor Pinto, Luciano Favero , Reginaldo Vanderlei, George Docolas, Miro Braun, Renato Scheir e Claudio Grana (São Paulo)

Período:
Saída 07/01 e retorno em 22/01/2006

Percurso Total:
7 824 Km

Diarios:
Dia 07/01 saímos de Porto Alegre (Milton, Luciano, Finamor Vanderlei, George, Miro, Renato, Gilberto e Daniel) rumo a Livramento, onde cruzamos a fronteira do Uruguais, passamos por Tacuarembó no intuito de cruzarmos a fronteira Argentina, em Payssandu nos despedimos do Gilberto e do Daniel que seguiram para Punta del Leste.

Nos seguimos em frente e dormirmos em Colon, porem época de férias argentinas, os hotéis estavam todos lotados por causa das termas, tivemos então que seguir até Concepcion del Uruguay. No dia seguinte seguimos até Zarate pela Ruta 14 e atravessamos a Ruta principal de acesso a Buenos Aires até Lujan onde pegamos a Ruta 5 no sentido de Santa Rosa, dormimos em Tranquen Lauquen.

Dia 09/01 rumamos para Neuquen, porem pegamos uma tempestade de areia em Conquista del Deserto, que nos reteve por mais ou mesno 4 horas, e não conseguimos vencer nosso roteiro dormimos em 25 de Mayo.

No dia seguinte rumamos para Bariloche, pela Ruta 40, um dos pontos principais de nosso roteiro, era um percurso seco, lento e cansativo, faltando 160 km para chegarmos a paisagem mudou completamente e os lagos começaram a surgir por entre os morros e curvas da estrada, transformando um trecho monótono em algo simplesmente belo, que só as fotos podem explicar, acabamos chegando ao inicio de nosso percurso ao entardecer.

San Carlos de Bariloche é a principal cidade da Argentina, quando o assunto é turismo. Situada ao norte da região conhecida como Patagônia, na base da cordilheira dos Andes, e a poucos quilômetros da fronteira com o Chile, se alguém pedisse para definir esta localidade bastaria dizer: É a natureza em todo seu esplendor. Uma cidade pequena, rodeada por um conjunto de lagos, montanhas, vegetação e neve, que se uniu na proporção certa para criar um lugar perfeito, cenário ideal para férias.

A rua Mitre, que começa no Centro Cívico é a principal de Bariloche. É repleta de lojinhas vendendo roupas de lã, couro, produtos típicos da Patagônia e casas onde se encontram os deliciosos chocolates artesanais. Com a desvalorização do peso em relação ao real tudo está baratíssimo. Restaurantes há vários, mas um dos mais apetitosos Restaurante Família Weiss (Palacios esquina com Almte. O´Connor), onde pode-se comer muito bem por um preço super em conta.

No dia seguinte fizemos um passeio, acompanhando o lago Nahuel Huapi, que proporciona uma beleza incomparável, em função de suas baías, penínsulas e praias de areia vulcânica e pedra, onde conhecemos um novo amigo Paulista, o Claudio Grana, amigo este que passou a nos acompanhar o resto da viagem, subimos até o Cerro Catedral, onde pegamos o teleférico, que leva as pessoas até a parte intermediária do Cerro Catedral, e de lá você pega outra linha de cadeirinhas até a parte superior da montanha.

Bem perto do cume você vai encontrar o Refugio Lynch, um chalé acolhedor e quentinho, ideal para renovar suas energias com uma bebida quente. Subindo até o inicio da parte nevada, onde a pessoa acaba voltando ao tempo de criança e fica brincando com a neve.
Fonte: Milton Henrique do Amaral Leso 
(Publicado no Inema em 03/03/2006) 

Veja outras 672 fotos, clicando AQUI