quinta-feira, 5 de junho de 2014

31 Mai-1º Jun - Sulistas em Bojuru... finalmente

Nos dias 31 de maio e 1º de junho estivemos em Bojuru, distrito de São José do Norte. Os mapas indicam o termo Bojuru ainda que os nativos informem Bujuru. A grafia, neste caso, pouco importa.
Tínhamos, de longa data, um convite dos irmãos Paladino para visitá-los em sua fazenda. Agora conseguimos o quorum necessário para este tipo de viagem.
Marcamos a saída para o sábado, dia 31, com "qualquer tempo". A previsão, depois confirmada, era de chuva ao longo do dia.
O Miro/Claudete e Vanderley  se adiantaram e, na sexta-feira, já lá estavam.
No sábado estavam no posto o Jornada, André, Milton/Rose, Roberto, Barreto, Edison, Gustavo, Fábio, Flávio(de carro) e o Keffer.
O Dócolas  apareceu para incentivar os molhados Sulistas. Este, o Doc, já aproveitou e tirou fotos.
A chuva, ainda que não forte, era constante. E estava frio. Mas a vontade de fazer esta viagem por uma estrada que não conhecíamos nos manteve firmes.
Saímos na hora aprazada com o Roberto sendo o líder. Poucos quilômetros adiante a moto do Milton começou a falhar, o que o obrigou a voltar e pegar o carro.
Seguimos até Capivari do Sul (cafezinho) e depois viramos para o Sul. Nosso destino era São Simão, distrito de Mostardas onde almoçaríamos. O proprietário do restaurante já nos esperava. Chegamos dentro da previsão de horário.
A estrada neste trecho tinha alguns defeitos que poderiam derrubar um incauto, mas o Roberto nos levou por caminhos seguros.
Enchemos o tanque em São Simão e fomos para o destino final.
Chegamos cedo, fomos recebidos pelos irmãos Paladino que nos deixaram a vontade.
O galpão da fazenda estava à nossa disposição, fogão de lenha aceso. Nos ajeitamos, inflamos colchonetes, esticamos sacos de dormir etc..
As esposas/namoradas se abrigaram na sede da fazenda.
Depois foi só ficar "contando histórias", ouvindo histórias dos proprietários sobre a terra que já está na família por quatro gerações. O jantar foi uma ovelha abatida especialmente para nós.
O pessoal lembrou do aniversário do Keffer e providenciou uma torta que foi apreciada por todos. Depois o repouso.
No domingo a ideia era ir a São José do Norte mas o tempo "carrancudo" não incentivou. Preferimos antecipar a volta. Tomamos café e, a maioria, voltou.
O Milton, André, Edison e Fábio ainda ficaram para aproveitar o almoço na companhia dos anfitriões.
Na volta foi tempo bom, até o sol apareceu. Deu tudo certo.
Só temos palavras de agradecimento pela maneira gentil que fomos recebidos.
Agradecemos ao Milton Leso que fez a "meia-cancha" entre o grupo e os proprietários.

<< Clique nas fotos para ampliar >>

(Texto: Keffer             Fotos: Dócolas, Flávio e Fábio A)