terça-feira, 23 de abril de 2013

20 Abr 13 - Criúva

Vamos a Criúva!!!      Onde?

A maioria  perguntou; Cri... o quê?

Criúva, distrito de Caxias do Sul. São 180 km de Porto Alegre. 

No sábado, dia 20, fomos conhecer Criúva. 
O dia, em princípio, estava maravilhoso. De tarde ficou um pouco mais quente que o ideal mas, mesmo assim, foi agradável. Fomos pela RS 122 com parada para cafezinho em São Vendelino. Depois pegamos a Rota do Sol, circundamos Caxias do Sul, passamos sob a BR 116. Depois da BR 116 são, mais ou menos, 18 km até a Vila Seca onde se entra a esquerda para Criúva. Bem, aí pegamos uma estrada que foi carroçável até o ano passado. Agora está totalmente asfaltada. Como soube depois, se quisessem "endireitar" a estrada as demandas judiciais com desapropriações levariam anos. Então a estrada foi feita, com recursos do próprio município e manteve o trajeto original. Muitas curvas, algumas muito fechadas, subidas/descidas constantes. Em resumo uma maravilha de cenário. O trânsito é pequeno de modo que não há perigo. Praticamente se vê ninguém entre Vila Seca e Criúva. Ao lado da estrada se observam muitas plantações, algum  gado, muros de pedra impecavelmente construídos, casas em madeira muito bem conservadas. É uma zona de "italianos".

Chegamos em Criúva e constatamos que o distrito é bem pequeno, tem poucas casas, praticamente uma rua calçada. Fomos na Cantina Casanostra cujo proprietário é o  Alcides Rigon, conhecido como "seu" Tchide. O lugar é simples, limpo, com um grande fogão de tijolos dentro da sala. Sobre o fogão encontramos uma grande variedade de comidas. As saladas ficam à parte.  O grupo, ao que ouvi, adorou. A comida é excelente. Depois fomos visitar a igreja do local , feita em pedra.

Até aí tudo bem. 

Na hora de sair, contudo, senti minha moto "dançar". Parei, olhei, nada percebi, Acelerei de novo e a moto começou a trepidar forte. Aí chegou o André e me disse "o pneu está furado". 
Pneu furado, em moto, é problema. Se a moto for Harley-Davidson é um enorme problema. Para se retirar a roda tem que se retirar os alforges e depois os canos. Impossível sem bancada e ferramentas certas. Descobrimos um local onde havia um compressor de ar. Colocamos um produto para vedar o pneu "do tipo Tire Pando", enchemos bem e saímos para São Marcos. A ideia era voltar por outra estrada que nós não conhecíamos. O André ficou atrás de mim, de olho no pneu. Quando chegamos perto de São Marcos o André sinalizou que o pneu não aguentaria até Porto Alegre. Entramos em São Marcos, achamos um posto de gasolina e o frentista nos arrumou um amigo/parente para fazer o transporte. No final nos atrasamos bastante mas chegamos todos bem.
Agradeço ao proprietário da camioneta que me trouxe a Porto. Pessoa agradável, bom papo. Infelizmente não anotei o nome dele, falha minha. Sei que ele estava fazendo aniversário naquele dia e os familiares o esperavam para a festa.

Agradeço também o Gastro Passeio que foi de onde tiramos a ideia de irmos a Criúva. Vamos esperar chegar o inverno para  aproveitar a  fome que o frio trás e voltaremos a Criúva.






Link para a postagem do Gastro Passeio > AQUI

(Texto: Keffer               Fotos: André W e "olaserragaucha.com.br")

Clique sobre a palavra "comentários" abaixo e deixe suas impressões...


 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Doc na estrada...

O Doc voltou. 
Nunca tinha nos abandonado. 
Chegava, contudo, de carro no posto para ver os amigos. 
Agora já está se arriscando a ir de casa até a concentração em sua moto.
A distância pode ser pouca para quem nunca sofreu um acidente. Para o Doc, imagino, seja uma grande viagem. 

Parafraseando Neil Armstrong eu diria " um pequeno passo para um homem; um grande salto para o Doc".

Parabéns George Dócolas.


< Clique nas fotos para ampliar>


Testemunhas !!! e mais o fotógrafo.

(Texto: Keffer           Fotos: Fábio A)

Clique sobre a palavra "comentários" abaixo e deixe suas impressões...

DEIXAMOS A NOBREZA, MAS POR UM BOM PRINCÍPIO (6 Abr 13)

Sábado, dia 06, pretendiamos ir a Barão, município da região de Garibaldi,RS. Trata-se de um local que sempre passamos, mas nunca paramos.
Contudo, ao chegarmos no local de concentração, Posto Laçador, surgiu a ideia de irmos a Bom Princípio onde haveria um encontro no parque municipal.
Resolvemos, por unanimidade, trocar a programação. 
Lá estivemos, passeamos pelas tendas, compramos os ítens de sempre, tomamos alguns refrigerantes. 
A temperatura estava maior que o esperado para esta época do ano. 
Depois fomos a Vila Cristina para almoçar. O local chama-se, se bem me lembro, Restaurante Fagundes. Bastante agradável. 
Após o almoço, subimos a serra até Nova Petrópolis e descemos até a tenda do Umbu para um cafezinho final. 
Foi um passeio agradável.
Contamos com a volta do Paulo Pavanello que os amigos chamam de Paulo Talento e os detratores chamam de "Paulo Tá Lento". Seja bem-vindo Paulo.







 
(Texto: Keffer          Fotos: FB Chardo II, FB Caca, FB Tania e Fábio A

Clique sobre a palavra "comentários" abaixo e deixe suas impressões... 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

29 a 31 Mar 13 - SERRA DO RIO DO RASTRO,SC,BR

Nos dias 29, 30 e 31 de março nós, o grupo Sulistas, fez uma viagem muito interessante. Estivemos em Santa Catarina para descer a Serra do Rio do Rastro. 
Trata-se de um local muito bonito em que a natureza se revela.
A quantidade de participantes foi grande.
Viajamos por São Francisco de Paula, com almoço em Bom Jesus. 
Depois fomos a Lages, SC, onde ficamos no Grande Hotel Lages. 
À noite a surpresa agradável foi o restaurante Butikayo com uma decoração agradável, comida regional (alguns pratos a base de pinhão) e uma carta interessante de vinhos. 
No sábado, dia 30,  saimos em torno de 10:00 hs. O tempo estava ameaçador. Fomos em direção ao belvedere/mirador no começo da descida da serra.
Só que a cerração, comum no local, não nos permitiu ver qualquer ponto de referência. Não vimos o posto da polícia estadual, não vimos o mirador. O grupo se dispersou. Os que começaram a descer a serra tiveram que continuar pois não é seguro fazer retorno na descida. Alguns voltaram. Eu mesmo voltei, já estava quase passando, de novo, pela polícia. Para minha sorte um policial saiu do posto e eu o vi. Eu parei, perguntei a ele onde era o mirador e ele disse "aí, na tua frente, em 3 metros você entra nele". Eu voltei uns três metros e vi que era possível "entrar" na cerração. Acabei achando o mirador e parte do grupo.
Aguardamos que o sol dissipasse à névoa mas não foi possível. Optamos por descer. 
A descida, em geral, é assustadora. Porém, vendo pouco mais que a roda da frente, o medo foi menor. Da metada da serra em diante o tempo abriu e podemos apreciar algo. Como o combinado fomos até o Chaminé Grill onde nos reagrupamos e almoçamos. O município chama-se Lauro Müller. Seguimos, depois para Laguna.
Fomos ao Flipper Hotel Laguna. A cidade que foi pujante, principalmente devido ao turismo, me pareceu decadente. Com a "descoberta" das praias bonitas de SC os gaúchos passam de Laguna. 
No sábado à noite, jantamos ao lado do Hotel (Restaurante Caiçara). Comida simples mas boa. Tivemos, depois da janta, o tradicional "discurso" onde agradecemos às presenças, saudamos alguns amigos que fazia tempo não mais saiam conosco, demos as indicações de horário e roteiro do dia seguinte. Por final convidamos os presentes a esticar na sorveteria ao lado do restaurante. 
No domingo, na hora aprazada, todos se apresentaram. Voltamos pela BR 101, fomos almoçar em Torres, RS. 
Depois voltamos para casa.

< Clique na foto para ampliar >






































































 
(Texto: Keffer           Fotos: Milton, Finamor, Roberto, Gustavo, Fábio A)

Clique sobre a palavra "comentários" abaixo e deixe suas impressões...